quarta-feira

BEFORE SUNRISE. BEFORE THE SUNSET.




Abril. 2009.

Acho bastante improvável que eu seja amiga de alguém que não gosta desses dois filmes. OK, OK, tô sendo radical, mas é que eles juntam um monte de coisas que eu amo, como os atores. Especialmente a July Delpy. Pode ser projeção, afinal, eu me identifico muito com a Celine, personagem dela. O roteiro, talvez soe adolescente para alguns, mas, do jeito que eu vejo a vida, é isso: viagens, encontros, desencontros, caminhos, ruelas, ir andando, até que alguma coisa, que vale a pena, que te conecta, te prende. E te faz voltar naquele lugar depois. E te faz perder o avião. E ganhar uma vida que justifique esse nome. O tema do filme é amor. Um amor romântico que nasce numa viagem de trem. E continua em Paris. E eu não posso escrever mais nada se não vou entregar as surpresas de-li-ci-o-sas dessa história. Uma das coisas que mais curto é justamente essa mistura de escolhas reais com as escolhas de sonho, as escolhas que os personagens acabam fazendo por várias circunstâncias da vida, e as escolhas que, de um jeito ou de outro, precisam refazer, não só em relação aos seus relacionamentos, mas em relação a eles mesmos. Acho lindo o jeito que o filme resolveu essa história de sonhar e viver o amor. Ao contrário do que tanta gente por aí prega, o que move um vínculo com outra pessoa tem mais a ver com o que puxa pelo plexo solar e pelo cérebro do que por qualquer outra parte do corpo, ainda que todos os pedacinhos da pele e da alma saibam quando é a pessoa, o que não quer dizer que fazer essa escolha seja fácil ou seja agora. Mesmo que a gente, como os personagens, tente esquecer disso. O primeiro filme, em português, se chama Antes do Amanhecer. O segundo, que é o meu favorito, é Antes do Pôr-do-Sol. Ah! E a trilha sonora é uma coisa. Nos dois filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Luz. Câmera. Ação: deixe aqui o recado.