quarta-feira

EL CORAZÓN.



Junho. 2009.

Diego Garcia Moreno é o diretor deste documentário apaixonante. Ele estava circulando no Festival Internacional de Cinema de Brasília, em 2008, quando "El Corazón" foi exibido. Eu e uma amiga estávamos por lá também, escolhendo o que assistir, não sabendo lidar com tantas opções, naquele clima de festival: um monte de filme novo, um monte de diretores dos quais você nunca ouviu falar, um monte de opiniões pra você levar em conta e/ou ignorar, pouco tempo para ver tudo... Foi quando li no jornal sobre a exibição deste filme colombiano. Como sou uma apaixonada pela Colômbia, desde que estive por lá, não tive dúvidas sobre o que gostaria de assistir. Fomos. Antes de ver o documentário de Diego, vi uma ficção, sátira de filmes de máfia, porém, baseada nos estereótipos da Colômbia e da América Latina, em geral. Não lembro o título, mas lembro que era muito engraçado mesmo. Daí, começou "El Corazón". Diego conta a história de um soldado que lutou contra as FARC e levou um tirou. A bala se alojou no coração do cara. Não o matou - ninguém sabe como. Ele vivia com a bala cravada lá. O médico cardiologista que cuidou dele e fez a cirurgia que retirou a bala era casado, ironia do destino, com uma cardíaca. A Colômbia é conhecida como o país do coração, da paixão, e há alguns fatos da história da política e da religião do país que dão sentido especial a esse signo. O documentário liga todas essas referências diferentes. Simples, como são as histórias do coração, fala da condição humana, sua poesia e sua mediocridade. Ao final da sessão, depois de um "hola" rápido para a platéia, o diretor ficou ao lado da porta de saída. Fiz questão de apertar a mão dele. Eu estava com os olhos completamente vermelhos, da cor do cartaz do filme, de tanto chorar: - Muchas gracias por eso. Quase que a voz não saiu. "El Corazón" fala de Medelín e da Colômbia mas fala, sobretudo, de quem tem um coração, isto é, de quem não fica indiferente não só a injustiça social, a miséria, a solidão, ao medo da morte, mas também ao amor, a família, aos encontros, a felicidade da vida.

Campanha publicitária com o slogan "Colombia es pasión".



Na foto, eu, Alejo y Jess na Reserva Tayrona, perto de Santa Marta, Colômbia. 2004.


Postei um comentário no blog do diretor do filme, Diego Garcia Moreno, e ele me respondeu com o coração, enviando este email aqui:

---------- Forwarded message ----------
From: Diego Garcia
Date: 2009/7/12
Subject: hola
To: Josi Paz

Qué maravilla saber que El corazón tocó tu corazón. Estuve paseándome por tu blog: Qué honor aparecer entre esa colección de películas maravillosas. Desde Bogotá, te envío un beso. Diego García Moreno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Luz. Câmera. Ação: deixe aqui o recado.