quarta-feira

CAOS CALMO.




Junho. 2009.

Imagine um cara que, por acaso, acaba salvando uma desconhecida de um afogamento. Claro que ele fica orgulhoso do seu gesto, mas a sensação de "herói do dia" acaba rápido, pois quando chega em casa, recebe a espantosa notícia: sua esposa, naquele mesmo momento, estava morrendo. A partir daí, esse mega ultra power super empresário italiano precisa cuidar da filha. E dele mesmo. Antes de ver o filme - que é baseado no livro de Sandro Veronesi -, eu já sabia que "Caos calmo" acabaria virando um filme da minha vida. Como poderia ser diferente se o diretor Nani Moretti está na jogada? Logo fiquei impactada com o título. Nada mais contraditório, mais humano, portanto, que um caos calmo. O filme fala do luto, tema de um famoso filme de Moretti, "O quarto do filho", porém, acaba falando de muitas outras coisas também. Em "Caos Calmo" , os melhores momentos acontecem na praça onde as pessoas se cruzam, se enxergam, se tornam cúmplices, se reconhecem uma nas outras. O tal viúvo, sem rumo, decide sentar no banco da praça, cancelar as reuniões, resolver ali os problemas corporativos. Ele se torna um personagem triste e engraçado, ao mesmo tempo, diante da escola da filha, esperando por ela todos os dias. Quando o caos vem e se instala, melhor ter calma, melhor sair para andar na praça. Nada de auto-ajuda. Hetero-ajuda é que faz bem. Os outros é que nos ajudam a aceitar que, apesar do que morre em nós ou ao redor de nós,  é a vida, autoritária, que se impõe. Queremos morrer, mas vivemos. Acordamos no dia seguinte e, aos poucos, quando nos damos conta, conseguimos inventar um outro cotidiano. O que fica pelo caminho - todos os restos, todos os rastros - acaba abrindo novas trilhas nessa mata fechada chamada dor. Ah! Não dá pra esquecer de comentar a hot cena de sexo que acontece em meio a um desfecho muito singular da história... mas quem assistir e viver, verá.

2 comentários:

  1. Josi, sagitário com touro, efeito sísifo, vou te dizer, gostei dos tesu blogs, de todos, um de cada vez, e tudo junto, e é como se eu até já pudesse saber um pouco de vc. Que gás!!!! Parabéns. Cartas de Marte....é seu também? E a foto do povo com sacola do super? Meu, é surreal.

    ResponderExcluir
  2. walkyria, que máximo o seu comentário. tbem já acho q te conheço. bacana isso, né? tudo meu, baby, tudo meu. aquela foto foi um achado. diz tudo o q eu queria escrever. virei tua leitora também. beijos mil.

    ResponderExcluir

Luz. Câmera. Ação: deixe aqui o recado.