quarta-feira

PARIS, TEXAS.

Agosto. 2009.

Um dia, meu professor de inglês levou o CD do filme para a aula. Queria que eu ouvisse " I know these people" e preenchesse as palavras que faltavam no exercício que ele havia preparado. Meu professor disse que adorava esse filme. Eu assisti Paris,Texas, do mágico Wim Wenders, há muito, muito tempo. Era adolescente. Foi indicação de uma amiga (minha melhor amiga naquela época). Aquele era um tempo em que eu não fazia idéia de metade de todas as dores e alegrias das quais o filme fala. Meu professor de inglês ligou o CD. Há trechos editados do famoso diálogo nessa faixa, é uma música... Aliás, a música do Ry Cooder é uma das coisas mais maravilhosas desse filme. Os silêncios e o jeito como o Ry Cooder toca a guitarra - a técnica é chamada de slide guitar - são as marcas maiores da atmosfera de Paris, Texas. Fui ouvindo o CD, ouvindo... Durante essa tarefa de inglês, acho que, pela primeira vez, eu entendi as palavras de Travis e as lágrimas de Jane. Não só por que já conseguia compreender o idioma, mas também por que já conseguia - depois de tantas andanças - compreender um pouquinho mais a condição humana e seus desertos.





O roteiro, os enquadramentos, a fotografia, a trilha ... Tudo em Paris, Texas virou uma forte referência. Alguns exemplos. A banda Gotan Project, em seu CD Lunático, tem uma música com o nome do filme que faz referência aos acordes de Ry Cooder.



E a banda escocesa Travis tem esse nome por causa do personagem Travis de Paris, Texas.


O imperdível documentário brasileiro Janelas da Alma traz uma entrevista com Wim Wenders, entre outros nomes famosos e criaturas interessantes. Clique no vídeo abaixo para assistir partes dessa entrevista que não foram utilizadas no documentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Luz. Câmera. Ação: deixe aqui o recado.